quinta-feira, 25 de agosto de 2016

7 livros que todos devem ler antes de morrer

Foto: Reprodução/Internet

Livros: Paixão de um, refúgio de outros, tanto para quem escreve, como pra quem lê! Há quem gostaria de ter mais tempo no dia para poder ler mais, de tantas e tão célebres obras literárias para ler até hoje.

A tarefa de escolher apenas 7 livros obrigatórios para ler é dificílima, mas eu elegi um livro de cada gênero que você deve ler antes de morrer. Vamos à lista: 

Drama
Os Miseráveis - Victor Hugo (1862)
Jean Valjean é condenado a trabalhos forçados por ter roubado um pão em um dia em que os filhos de sua irmã tinham fome. Libertado 19 anos depois, adota outra identidade e transforma-se em um próspero empresário. Perseguido pelo inspetor Javert, é preso, mas consegue escapar. Resgata a pequena Cosette das mãos do terrível casal Thénardier, e vai morar com ela em um convento em Paris. Anos mais tarde, explodem conflitos políticos nas ruas da cidade: a Revolução Francesa.

TERROR: 
O ILUMINADO – STEPHEN KING (1977)
O livro conta a história de Jack Torrance e sua família. Ele é um escritor que está tentando se curar do alcoolismo que o fez quebrar o braço de seu filho Danny e agredir um aluno na escola New England, o que custou seu emprego de professor.

Jack, sua esposa Wendy e Danny se mudaram para o resort hotel Overlook, pois Jack começou a trabalhar como zelador de inverno. O passado do hotel é fantasmagórico, Danny é telepata e sensível a forças sobrenaturais, e assim segue uma série de acontecimentos estranhos. O sucesso do livro foi tão grande que o diretor Stanley Kubrick dirigiu um filme de mesmo título, que até hoje é um dos mais marcantes de terror.

ROMANCE: 
DOM CASMURRO – MACHADO DE ASSIS (1899)

Este gênero é o mais difícil para escolher apenas um título, já que em todos os outros há um pouco de romance. Porém Dom Casmurro é leitura obrigatória; não há, na história, outro livro que possa ser comparado a ele.

O romance de Bento e Capitu, e a possível interferência do amigo Escobar, contados sob a mente não tão lúcida de Bentinho, nos levam a diversas interpretações. Podem-se fazer inúmeros debates e estudos, mas nunca conseguirá ser provado se Capitu traiu ou não Bentinho, o que faz deste um dos melhores romances de todos os tempos.

SUSPENSE: 
AS AVENTURAS DE SHERLOCK HOLMES - ARTHUR CONAN DOYLE (1982)

As Aventuras de Sherlock Holmes é uma coletânea de doze contos de aventuras do mais famoso detetive de todos os tempos. Foi publicada em 1892, mas originalmente publicados na revista Strand Magazine, nos anos de 1891 e 1892.

FICÇÃO CIENTÍFICA: 
ADMIRÁVEL MUNDO NOVO – ALDOUS HUXLEY (1932)

Datado de 1932, o livro narra um "hipotético" futuro onde as pessoas nascem todas de proveta e são submetidas a um condicionamento biológico desde o início. O objetivo é criar uma sociedade harmônica, com leis e regras sociais e organizada por castas. Não havia a ética religiosa nem valores morais, além de elevar Henry Ford ao nível de Deus pela criação da linha de montagem. Consumo, superficialidade, falta de relações afetivas, ausência do conceito de família e velhice, aliados aos efeitos da droga "soma" criam uma comunidade típica e, para os olhos mais atentos, com algumas semelhanças com os tempos atuais.

COMÉDIA: 
O AUTO DA COMPADECIDA – ARIANO SUASSUNA (1955)

Este não é um livro propriamente de comédia, mas a forma com que foi escrito faz dele um dos mais divertidos da literatura nacional. O Auto da Compadecida é uma obra constituída pela descrição do cenário do sertão nordestino com muito bom humor.

As peripécias de Chicó e João Grilo retratam a alegria do povo nordestino, que mesmo com as adversidades da vida, não deixa de sorrir e sonhar.

INFANTIL: 
CAÇADAS DE PEDRINHO – MONTEIRO LOBATO (1933)

De 1933, o livro é um dos mais famosos de Monteiro Lobato. Nele, todos os tipos de animais, desde onças, veados e jaguatiricas até gaviões, besouros cascudos e um rinoceronte fugido de um circo, passeiam pelas páginas. Na história, Pedrinho, Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa vão à caça de uma onça-pintada escondida na mata fechada do capoeirão de taquaraçus perto do Sítio do Picapau Amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário