terça-feira, 20 de dezembro de 2016

[Resenha] Elevador 16

Título: Elevador 16
Autor: Rodrigo de Oliveira
ISBN: 9788562409455
Editora: Faro Editorial e Editora Planeta
Ano: 2014
Páginas: 64
Comprar: Amazon
Baixar Gratuitamente/ler online: Aqui e Aqui
Nota: 5,0
Sinopse:

Estamos em 2017. Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, eles asseguram que passaria a uma distancia segura. E todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer… Mas não podiam estar mais enganados. No dia em que o planeta estaria mais visível, enquanto todo mundo se preparava para observar o fenômeno a olho nu, um grupo seguia para um compromisso chato: trabalhar num sábado na empresa de processamento de dados, pois estavam com muitos projetos atrasados. Na hora do almoço, 16 pessoas entram no elevador… mas ele pára entre dois andares. As comunicações não funcionam, nem alarmes, nem celulares, ninguém aparece para ajudar. E eles não sabem que, em todo o mundo, algo muito estranho aconteceu. Em poucos segundos, 10 pessoas caem num surto coletivo, como que desmaiadas. Entre o desespero, tentativas de busca por ajuda, um deles começa a abrir os olhos, mas eram olhos vazios, olhos do mal… Este livro conta uma história que ocorre no exato momento em que o nosso mundo se transforma. Traz personagens que vivem o intenso evento cósmico que mudaria a Terra para sempre.
 Resenha:

Não é surpresa para ninguém (que me conhece, claro) que amo livros de terror. Ainda mais se tiver zumbi no meio (rs). Depois que li na internet sobre o autor Rodrigo de Oliveira, me interessei muito em seus livros. Ouvi falar do autor pela página do Planeta de Livros no facebook e fui pesquisar sobre ele, e vi os contos dele sobre O Vale dos Mortos. Depois que li o Elevador 16, me interessei muito em seus livros e virei MEGA fã dele. Sempre fico ligado em suas redes sociais pra ver quando irá lançar mais livros. E é realmente sobre o mesmo que irei falar um pouco sobre para vocês.

Elevador 16 faz parte da Série O Vale dos Mortos (que em breve resenharei para vocês aqui). Assim que li um pouco sobre o livro, comecei a lê-lo em um dia para matar a curiosidade. E eis que AMEI sobre. Mas claro que irei comprar o livro físico, pois é melhor do que nada.

No livro, acompanhamos a história de Mariana, uma jovem que em pleno sábado está trabalhando em um prédio de Desenvolvimento de Sistemas em São Paulo. Logo no início do livro, descobrimos que Mariana está grávida. Mas o que era para ser um motivo de alegria para ela (afinal, quem não sonha em ser mãe, né?), passa a atormentá-la, pois ela não queria ter filho, afinal, ela era recém-formada e não tinha dinheiro para bancar um filho, ainda mais de seu namorado e amigo de emprego.

"- Tem certeza? Esses testes de farmácia não são muito confiáveis... - Raul argumentou, tentando encontrar algum fiapo de esperança no qual pudesse se agarrar."

Todos que estão no prédio trabalhando, não sabiam que um fenômeno estava preste a acontecer: a passagem do Planeta Hercólubus. Eles queriam mesmo era terminar um dia cansativo e exaustivo de serviço e ir para casa descansar e cuidar dos afazeres, mas como sabemos, isso não aconteceu... Na hora do almoço, 16 pessoas, dentre elas, Mariana, Raul e suas duas amigas de serviço (que com o passar da história viram suas melhores amigas): Mayara e Joana. Em instantes, tudo para! A luz apaga, telefones celulares e de emergência não dão sinal e 10 pessoas desmaiam - Mayara e Raul idem.
Algum tempo depois desmaiado, Raul começa a acordar, e o que Mariana vê a deixa em pânico: os olhos de Raul estão brancos, ele não entende nada do que ela fala, solta um ruído de animal selvagem e a ataca.

O pânico se instala, Mariana sabe que tem que sair dali se quiser sobreviver. Juntamente com outros sobreviventes (são poucos, afinal), Mariana tenta buscar socorro. A essa hora o prédio deve estar cercado de policiais tentando ajudá-los, certo?

"Mas negar o que acabar de presenciar seria estupidez. Mariana não fazia ideia se aquelas pessoas poderiam ser tratadas e assim voltar ao normal, mas o fato era que elas estavam se comportando como loucas, sem raciocínio e sem piedade, e ainda por cima devorando outros seres humanos.
Do começo do livro ao fim, a ação e o suspense farão que você passe de página freneticamente. O livro é bem pequeno. São apenas 64 páginas. Em um dia você consegue saciar sua vontade de ler ele e irá querer começar a ler O Vale dos Mortos.

Os acontecimentos do livro se passam no mesmo dia e horário de O Vale dos Mortos. A diferença é apenas os personagens e o local. Em O Vale dos Mortos acompanhamos Estela e Ivan que tentam salvar seus filhos e amigos. Aqui, em Elevador 16, acompanhamos Mariana e o que sobrou de seus amigos.
Com uma narrativa cativante e simples, Rodrigo leva seus leitores às cenas. Eu, particularmente, adorei a narrativa, leve, descontraída e sucinta. Ele não faz rodeios, vai direto onde quer chegar. A narrativa em terceira pessoa também é bem cativante, assim podemos acompanhar cada acontecimentos isolados sem perder o ritmo da leitura.

Já sobre os personagens, gostei da Mariana. Ela é guerreira e não é só mais um rostinho bonito. A capa também é uma das melhores que já vi. A diagramação é bem simples, mas muito bem feita. E detalhe: não tem erro de revisão. O livro apesar de ser bem pequeno, é uma história muito cativante. Ao ler, você não irá mais querer parar de ler livros sobre zumbis. Enfim, recomendo muito esse livro pra quem AMA séries com zumbis. Um dos melhores (depois da Série de TWD).

Abaixo deixarei uma página do livro para vocês verem o quanto o livro é lindo.


Sobre o autor


O autor é técnico em publicidade e propaganda. Cursou Publicidade na Universidade metodista e é graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade Paulista. Também é certificado especialista em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute sediado na Filadelfia/Pensilvânia.
Rodrigo de Oliveira é casado, pai de dois filhos e reside em São José dos Campos, interior de São Paulo.

Suas redes sociais para quem quiser conhecer mais sobre ele:
Facebook

Um comentário:

  1. Oi, Lucas! Eu fiquei louca pela premissa que é bem diferente do que estou acostumada. Apesar de não gostar de terror, eu estou louca para dar uma olhadinha nesse livro, ele é muito interessante e legal! Espero poder comprar o físico.
    Beijo! https://leitoraencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir